Política Integrada   Código de Ética    
A Empresa Atuação Clientes Área Técnica Sistema de Gestão Integrada Contato
 
 
  
Geotecnia - Concreto Projetado




   
Ourilândia do Norte ,PA    

O concreto projetado é um processo de aplicação de concreto sem a necessidade de formas, bastando apenas uma superfície para o seu lançamento. É utilizado em concretagens de túneis, paredes de contenção, e em recuperação e reforço estrutural de lajes, vigas, pilares e paredes de concreto armado.

O concreto projetado deve ser dosado, misturado e lançado por equipamento projeção com capacidade mínima de produção de 10 m³/h. A máquina de projeção deve permitir ejeção do material pelo bico, de forma que permita aderência do concreto à superfície.

O concreto projetado pode ser aplicado por dois processos:

a) processo por via seca: trata-se do processo no qual os agregados apresentam-se ligeiramente úmidos, com a maior parte da água sendo adicionada no mangote ou no bico de projeção
b) processo por via úmida: trata-se do processo no qual todos os componentes, incluindo-se a água, são misturados em usina dosadora de concreto antes de serem introduzidos no equipamento de projeção.

Imediatamente antes de se proceder ao jateamento do concreto, a superfície deve ser limpa e submetida à ação de jato de água e de ar.

Utilizamos um compressor capaz de fornecer ar comprimido para manter a velocidade no bocal e, simultaneamente, operar o tubo de limpeza do material refletido. O compressor deve suprir quantidade necessária de ar mantendo pressão constante.

A Tecnosonda executou serviços de fornecimento, perfuração, instalação de tirantes e concreto projetado para contenção de encostas para a Onça Puma.







 


   

 


A Empresas Atuação Clientes Área Técnica Sistema de Gestão Integrado Contato s

© Copyright 2010, Tecnosonda S/A